Formandos do Curso EFA B2+B3 Operador(a) de Jardinagem e Espaços Verdes assinam Contrato de Leitura.


Motivados pela leitura, os Formandos do Curso EFA B2+B3 Operador(a) de Jardinagem e Espaços Verdes, promovido pela APLAAT de Vila Verde da Raia (Chaves), em parceria com a Consultua, Ensino e Formação Profissional, assinaram, na Sexta-feira dia 16 de Abril de 2010, durante a sessão matinal da Área de Competência Linguagem e Comunicação, um contrato de Leitura com a formadora.

O contrato consiste em ler um livro, à escolha, trazido pelos próprios formandos ou pela formadora, até ao final do curso (31 de Dezembro de 2010). Uma vez concluída a leitura, os formandos comprometem-se, através do contrato, não só a preencher uma “Proposta de Evidência de Leitura”, onde fazem um resumo e a caracterização da obra, e expõem os motivos pelos quais indicariam a obra a outra pessoa, como também a apresentar a mesma oralmente aos colegas de curso.

Na vasta lista de livros trazidos pelos formandos, encontramos obras como A Queda de um Anjo e Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco; O Zahir, de Paulo Coelho; Os Bichos e os Contos da Montanha, de Miguel Torga; O Mandarim e A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós; Os Contos Exemplares, de Sofia de Mello B. Anderson; ou A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas.

A actividade, proposta pela formadora da área, Nathalie Lopes, insere-se no Programa Nacional de Leitura, com o qual a entidade formadora Consultua assinou um protocolo. Esta teve uma óptima receptividade por parte dos formandos, que logo se apressaram a trazer os livros de casa e a começar a ler. A competitividade também é muita, pois todos querem ser o primeiro a acabar o livro. Explica a formadora: “Aproveitam todo o tempo livre para ler: a hora de almoço, os intervalos… Espero que leiam não só o livro até ao fim, como também se entusiasmem em trocar as obras. Para muitos, a leitura é uma nova descoberta, o objectivo é que se torne num hábito”.