Curiosos, os Formandos do Curso EFA B2+B3 Operador(a) de Jardinagem e Espaços Verdes, promovido pela APLAAT de Vila Verde da Raia (Chaves), em parceria com a Consultua, Ensino e Formação Profissional, iniciaram, na Sexta-feira dia 9 de Abril de 2010, durante a sessão matinal da Área de Competência Linguagem e Comunicação, uma “caça ao autor”.
A actividade, proposta pela formadora da área, Nathalie Lopes, insere-se no Programa Nacional de Leitura, com o qual a entidade formadora Consultua assinou um protocolo, e consiste em fazer construir uma pequena bibliografia de autores portugueses. Está afixado, na sala de formação, um placar intitulado “Quem é o Autor?”, onde consta uma lista de nomes de escritores portugueses. Este deverá ser preenchido pelos formandos, que, à vez, terão de pesquisar (na Biblioteca Municipal de Chaves ou na Internet) dados sobre os autores (naturalidade, data de nascimento, obras escritas). Uma vez elaborada a pesquisa, apresentam o trabalho aos colegas, e este é afixado no placar em frente ao nome do escritor. O placar deverá estar concluído até ao término do curso (a 31 de Dezembro de 2010).
A iniciativa teve uma excelente receptividade por parte dos formandos, que logo se apressaram escolher qual o autor a pesquisar. O objectivo é não só conhecer o nome dos marcos da Literatura Portuguesa, como Eça de Queirós, Miguel Torga, Fernando Pessoa, Gil Vicente, Sofia de Mello B. Anderson, Camilo Castelo Branco ou Virgílio Ferreira e as suas obras, como promover a curiosidade e o gosto pela leitura. Adérito Santos, formando do curso, é o primeiro a proceder à pesquisa: “Vou escolher o Miguel Torga, porque sei que é natural de Trás-os-Montes, mas não sei bem de onde. Também não sei o que é que ele escreveu…”. A formadora explica que: “é uma espécie de competição saudável, um concurso que permite aos participantes se enriquecerem culturalmente, e que ajuda a despertar o apetite pela leitura”.