As emoções são uma condição básica necessária para o desenvolvimento do ser humano nas suas diferentes dimensões. Durante vários séculos, a ideia prevalecente era que somos humanos porque pensamos, não porque sentimos. Actualmente, não é possível valorizar somente o lado racional e intelectual do ser humano, há que atender às suas emoções, pois estas são fundamentais para promover o desenvolvimento de uma personalidade socialmente equilibrada. Ora, neste contexto e porque a Consultua enquanto entidade formadora se preocupa em proporcionar o melhor aos adultos (colaboradores e formandos) para quem dirige o seu trabalho, promoveu um workshop, subordinado ao tema: “Educação Emocional” . Este workshop decorreu no dia 18 de Março e foi dinamizado pela formadora Rosa Gabriel Silva., tendo como principais destinatários os colaboradores internos e externos que exercem funções na Consultua.
Rosa Silva estudou no Conservatório de Música do Porto, licenciou-se em Educação Musical e em Educação Visual e divide a sua actividade profissional entre a docência em Educação Visual, na Escola Luciano Cordeiro - Mirandela e o ensino da música em colégios particulares. Dedica ainda parte do seu tempo às terapias complementares, como a reflexologia e as terapias expressivas.
O workshop contou com a presença de 20 formandos e procurou trabalhar os seguintes objectivos:
- Desenvolver a capacidade de adquirir hábitos para atingir a excelência pessoal;
- Desenvolver a capacidade de estabelecer limites e quebrar crenças;
- Reconhecer o potencial físico, mental e espiritual, através da auto-massagem;
- Reconhecer o corpo como transmissor do nosso estado de ser e indicador de doenças e desequilíbrios;
- Adquirir técnicas específicas de Libertação Emocional;
- Adquirir técnicas de auto conhecimento, a partir da nossa forma de estar, pensar e agir;
- Aprender a utilizar a meditação como forma de comunicação com o nosso interior.
Durante este workshop houve também a possibilidade de visualizar pequenos filmes relacionado com o impacto das emoções no nosso bem-estar físico e psíquico, que procuraram lançar a reflexão de que não é possível tratarmos os nossos problemas sem atendermos às nossas emoções, pois desse modo estaríamos a combater as consequências e não as causas do problema.
O workshop terminou com a apresentação de um livro publicado pela formadora, cuja paixão pelos livros e pela escrita a levou em 2007 a lançar a sua primeira obra literária: "Fragmentos da Memória" sob pseudónimo de Victória Land.