quinta-feira, 21 de abril de 2011

Mais uma iniciativa do CNO da Consultua...um Workshop sobre EDUCAÇÃO EMOCIONAL



As emoções são uma condição básica necessária para o desenvolvimento do ser humano nas suas diferentes dimensões. Durante vários séculos, a ideia prevalecente era que somos humanos porque pensamos, não porque sentimos. Actualmente, não é possível valorizar somente o lado racional e intelectual do ser humano, há que atender às suas emoções, pois estas são fundamentais para promover o desenvolvimento de uma personalidade socialmente equilibrada. Ora, neste contexto e porque a Consultua enquanto entidade formadora se preocupa em proporcionar o melhor aos adultos (colaboradores e formandos) para quem dirige o seu trabalho, promoveu um workshop, subordinado ao tema: “Educação Emocional” . Este workshop decorreu no dia 18 de Março e foi dinamizado pela formadora Rosa Gabriel Silva., tendo como principais destinatários os colaboradores internos e externos que exercem funções na Consultua.
 
Rosa Silva estudou no Conservatório de Música do Porto, licenciou-se em Educação Musical e em Educação Visual e divide a sua actividade profissional entre a docência em Educação Visual, na Escola Luciano Cordeiro - Mirandela e o ensino da música em colégios particulares. Dedica ainda parte do seu tempo às terapias complementares, como a reflexologia e as terapias expressivas.
 
O workshop contou com a presença de 20 formandos e procurou trabalhar os seguintes objectivos:
  • Desenvolver a capacidade de adquirir hábitos para atingir a excelência pessoal;
  • Desenvolver a capacidade de estabelecer limites e quebrar crenças;
  • Reconhecer o potencial físico, mental e espiritual, através da auto-massagem;
  • Reconhecer o corpo como transmissor do nosso estado de ser e indicador de doenças e desequilíbrios;
  • Adquirir técnicas específicas de Libertação Emocional;
  • Adquirir técnicas de auto conhecimento, a partir da nossa forma de estar, pensar e agir;
  • Aprender a utilizar a meditação como forma de comunicação com o nosso interior.
Durante este workshop houve também a possibilidade de visualizar pequenos filmes relacionado com o impacto das emoções no nosso bem-estar físico e psíquico, que procuraram lançar a reflexão de que não é possível tratarmos os nossos problemas sem atendermos às nossas emoções, pois desse modo estaríamos a combater as consequências e não as causas do problema.
 
O workshop terminou com a apresentação de um livro publicado pela formadora, cuja paixão pelos livros e pela escrita a levou em 2007 a lançar a sua primeira obra literária: "Fragmentos da Memória" sob pseudónimo de Victória Land.

O Baile de Carnaval

O Carnaval é uma festa que celebra colectivamente um período de alegria, em que é possível a ruptura da rotina do quotidiano, numa dinâmica importante para a sociedade. E, por isso, a equipa do CNO da Consultua resolveu organizar um baile de Carnaval que envolveu a participação não só da equipa pedagógica da Consultua, dos adultos que frequentam as diversas ofertas formativas (formações modulares, processos de RVCC, Cursos EFA) e seus familiares, bem como da comunidade em geral.

O evento realizou-se na noite do dia 4 de Março, no Praça Club, em Mirandela, que amavelmente cedeu o espaço, contando com a participação de dezenas de pessoas, que se envolveram dinamicamente nas actividades que foram decorrendo ao longo da noite: projecção de uma apresentação em PowerPoint criada pelos adultos em processo de RVCC sobre os usos e costumes do Carnaval Transmontano; animação de dança dinamizada por João Alves, adulto em processo de RVCC; concurso de máscaras. Nesta última actividade, cerca de duas dezenas de formandos, mascarados a rigor, desfilaram perante o público presente e o júri de avaliação (Eng.ª Rita Messias, directora geral da Consultua; Dr. José Messias, director financeiro; Dr.ª Christine Carneiro, formadora e organizadora do evento; Dr.ª Sandrina Silva, coordenadora do CNO) que, mediante a originalidade da máscara e a encenação da personagem do disfarce, atribuíram o primeiro prémio a Susana Jerónimo (formanda do curso EFA – Empregados de Mesa), mascarada de idosa; o segundo prémio a Fernando Miranda (formando do curso EFA- Técnicos de Apoio à Gestão), mascarado de muçulmano; e o terceiro prémio a José Machado (adulto em processo de RVCC), mascarado de GNR.

Para além de um “Cabaz da Consultua”, os vencedores receberam ainda como prémios uma massagem aydurvédica (primeiro lugar); uma massagem geotermal (segundo lugar); e uma sessão de depilação a laser (terceiro lugar), gentilmente cedidos pelo salão de beleza Lakshmi & Afrodite, da D.ª Lucília Ruivo, adulta em processo de RVCC na Consultua.

A festa caracterizou-se por muita alegria e boa disposição do princípio ao fim. Proporcionou-se um ambiente familiar de convívio e descontracção entre a equipa pedagógica da Consultua, os formandos e seus familiares, em que a troca de experiências e ideias, o espírito de equipa e colaboração, permitiram a organização conjunta deste evento, que, mais do que uma reunião de convivência, revelou ser uma importante fonte de aprendizagem informal e social. A equipa do CNO agradece a disponibilidade e a participação de todos!